Ao longo dos anos cumpriu uma função eminentemente turística, de acesso à instância da Penha. Mas...
Cumpriu o seu papel?
Rentabilizou os custos de construção e manutenção?
Esgotou o seu potencial?
É um elemento da vida vimaranense que deve ser discutido, com vista a uma segunda vida.
E é no âmbito da Mobilidade Urbana, que pode assentar esse Teleférico 2.0!
Em síntese, o sistema atual:
Limitações do Teleférico de Guimarães atualmente:
- Obsolescência das cabines
- mau estado dos materiais com os seus 30 anos
- ausência de iluminação e sinalética
- Impossibilidade de operar de noite!
- Horários limitados
- Falta de acessos em transporte público
- Bilhética segregada
Características do Sistema a considerar como meio de transporte complementar:
- Velocidade de operação cerca de 13 Km/h
- Alta frequência de lugares disponíveis num corredor de baixa procura
- baixa procura, por isso não pode substituir autocarros sequer
- Nem sempre fiável
- interrupção nas condições climatéricas adversas
- qualquer incidente pontual, paralisa toda a operação
Há vários exemplos de teleféricos urbanos no mundo
Não nos interessa importar a visão Sul Americana, que responde a limitações e especificidades que felizmente não temos por cá:
Interessa sim a visão Europeia, como por exemplo nas regiões periféricas de Paris: O “Cable”, como uma solução complementar no Sistema de Transportes:
Propostas para o Teleférico 2.0
- Extensão do cabo até Azurém, no Campus da UM
- 1,3 Km
- Alinhado na Av. Cônego Gaspar Estaço
- Atravessamento panorâmico da Colina Sagrada com Paço dos Duques e Castelo
- Incremento do interesse turístico
- Relocalização da Estação Baixa nas Hortas
- 3 novas Estações:
- Azurém (Campus UM)
- Mumadona - estação angulada
- S.Roque-Vilar
- 3 Km de extensão total
- Percurso total em 14 minutos
- Interfaces com o BRT/Metrobus, criando uma ligação direta entre as zonas Nascente e Norte
- Azurém (Campus UM)
- Mumadona
- Hortas
- Horário alargado
- 8h - 22h
- Ano Todo
- Bilhética Integrada no Sistema de Transportes de Guimarães
Visão da Integração Urbana do Teleférico, articulada com os outros Sistemas de Transportes:
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