Este corredor, transversal entre os corredores litoral e interior, atravessa predominantemente áreas urbanizadas de média e baixa densidade. Com bastante indústria nas proximidades:
Por isso, é muito apelativo, criar um serviço de transporte às populações com características urbanas, como o tramway/metro ligeiro de superfície pode oferecer. Com 23,6 Km no total, 15,7 dos quais reaproveitando a Linha do Vouga.
Conservando a agilidade e facilidade de integração urbana da bitola métrica, eletrificando e com material circulante ágil e articulado.
Pensando em frequências cadenciadas de 30 minutos por sentido, será suficiente a via única com alguns setores/apeadeiros duplicados para cruzamentos.
Com a oportunidade de atravessamento diametral dos centros urbanos das cidades de Espinho e de Stª Maria da Feira. Para isto será necessário prolongar a linha até S. Félix da Marinha a norte de Espinho (3,3 kms), e estabelecer um novo canal urbano no centro da Vila da Feira, transversal à cidade até ao Europarque (4,6 kms).
Oferecendo correspondências à Linha do Norte e à Nova Linha de Stª Maria. Aumentando assim a área de procura do sistema de transportes na região.
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