No seguimento de um plano de renovação da Linha do Vouga, e com a preferência por uma Nova Linha de Stª Maria, como solução de maior capacidade para responder às necessidades de mobilidade interurbana/regional no corredor interior entre o Sul de Gaia e Oliveira de Azeméis, sobra ainda uma secção "sul" da Linha do Vouga, que merece também a sua renovação e integração num novo Sistema Ligeiro de Aveiro e Baixo Vouga:
Os 60 kms de via métrica entre Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda e Aveiro, devem ser renovados e eletrificados. A via métrica permite estabelecer traçados em orografias mais desafiantes, com raios de curvatura mais apertados e declives mais inclinados. E isto permite uma mais fácil integração nos meios urbanos:
É uma oportunidade de levar um sistema de transportes de média capacidade a atravessar diametralmente a cidade de Aveiro, com imperativa conectividade à Universidade e ao Hospital de Aveiro, os dois maiores pólos geradores de procura a nível regional:
Analisando o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro, salienta-se uma grande polarização na cidade de Aveiro:
Enquanto Estarreja, Ovar e Oliveira do Bairro estão ligados a Aveiro pelos serviços da Linha do Norte, e enquanto Águeda está também relativamente satisfeita com a vetusta Linha do Vouga, há corredores de elevada demanda que importa satisfazer: Ilhavo/Vagos e Albergaria-a-Velha.
Com a agilidade e integração urbana da via métrica, num sistema de tramway/metro ligeiro de superfície, é oportuna a criação de novos ramais nos corredores identificados:
O Ramal de Albergaria-a-Velha (15,8 Kms), resolve a falta de objectividade do traçado atual da Linha do Vouga, que vai a Águeda antes de infletir para norte até Albergaria. Isto permite aproximar o norte do distrito de Aveiro, até Oliveira de Azeméis, da centralidade da cidade Aveiro com tempos competitivos com a rodovia. Permite ainda em Cacia um interface com a Linha do Norte.
É importante também considerar uma variante (2,7 Kms) à Linha do Vouga que atravesse a zona comercial e o Estádio Municipal.
A sul e a oeste de Aveiro, são pertinentes o Ramal de Gafanha da Nazaré/Praia da Barra (10 Kms) e o Ramal de Ílhavo/Vagos (13 Kms).
Estes novos ramais e a renovação da Linha do Vouga permite estruturar um Sistema com duas linhas diametrais, que se cruzam e partilham um tronco comum no centro da cidade de Aveiro. Logo, um tronco comum com frequências mais elevadas.
Este sistema é altamente complementar à rede ferroviaria de interesse regional e todos os comboios de longo curso com interface na Estação de Aveiro.
E isto sem prejuízo de continuar a aproveitar o potencial turístico do Comboio Histórico da Linha do Vouga:
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