A Região Norte Litoral é um território que definimos como Multipolitano.
Tem várias cidades e vilas, dispersas, sem continuidade urbana, com espaços intersticiais florestais e agrícolas.
Tem apenas uma Área de facto Metropolitana em torno do Porto como maior pólo e depois tem um conjunto de subregiões com outros pólos: Vale do Ave, Braga e Vale do Cávado, Vale do Sousa, Baixo Tâmega, entre outros.
Isto não obedece à convencional divisão administrativa, NUTS, concelhos, distritos, que está há muito distorcida das realidades territoriais, e enviesada por interesses vários.
Na área aproximada dos atuais municípios de Póvoa de Varzim, Vila Do Conde, Barcelos e Esposende, fica a subregião que designamos de Ave e Cávado Litoral.
Quase 300 mil habitantes habitam este território, com dinâmicas económicas importantes, indústria, comércio e alguns pólos de ensino superior.
Há relações quotidianas e sazonais com a Área Metropolitana do Porto, com o Vale do Cávado e com o Vale do Ave.
Em termos de transportes e mobilidade, esta área central da faixa litoral da Região Norte, não beneficia da sua centralidade e tem debilidades que importa atender.
Para corrigir este cenário, desenhamos um conjunto de propostas para revolucionar a mobilidade no interior da subregião do Ave e Cávado Litoral, assim como as relações regionais com todas as outras subregiões à sua volta: